Horário de funcionamento: 8:00-18:00 Seg-Sex

Lipoaspiração e lipoenxertia (lipoescultura)

Lipoaspiração e lipoenxertia (lipoescultura)

Olá, gostaria de agradecer o teu interesse de saber mais sobre a Lipoaspiração. Essa é a segunda cirurgia plástica mais realizada no Brasil, segundo o último senso realizado.

Primeiramente, quero falar a você que tem algum receio/medo desta cirurgia e por vezes acaba procurando outras maneiras “menos invasivas” para resolver seu problema, mas que por muitas vezes acaba sendo ineficientes.

[INDICAÇÕES]

ATENÇÃO! A lipoaspiração não é uma cirurgia indicada para quem quer perder peso. Esta indicação é perigosa e aumenta risco cirúrgico para o paciente, portanto antes de realizar uma lipoaspiração você deve estar no peso ideal ou próximo a ele. Esta cirurgia é uma modelação do corpo: retiramos com as cânulas ligadas ao vácuo, aquelas gorduras localizadas que são difíceis de perder com dieta e exercício físico. Qualquer area do corpo é passível de ser lipoaspirada, desde que haja excesso de gordura naquela região, logo, não trata flacidez, apenas retira gorduras.

[PODE COLOCAR A GORDURA EM OUTRO LUGAR?]

SIM, e chamamos isso de lipoenxertia. Hoje ela pode ser usada em qualquer canto do corpo, sendo no glúteo, para aumentar volume, sendo para corrigir assimetrias no contorno corporal, até mesmo na face, cicatrizes e região genital. É sabido hoje que a gordura apresenta células tronco e que além de proporcionar volume também melhora qualidade de pele, na textura, de onde é lipoenxertada.

[A CIRURGIA]

A anestesia a ser utilizada depende da área que vai ser realizada a lipoaspiração, pode ser bloqueios no neurótico (peridural ou raqui), bloqueio de plexo braquial ou anestesia geral. A duração dessa cirurgia, quando feita isoladamente dura por volta de 2 horas, quando é realizada nas costas, flancos e abdome, no exemplo mais comum. Esta cirurgia é usualmente combinada com a Abdominoplastia, que você pode saber mais informações clicando aqui.

Há um limite para a retirada de gordura. Podemos apenas aspirar, no máximo, 7% do peso corporal, logo numa pessoa de 65Kg, o máximo a ser aspirado é 4,55kg. Lembrando que não são 4Kg de pura gordura, mas junto também vem certa quantidade de sangue líquidos que são administrados durante a cirurgia com o intuito de diminuir o sangramento. Portanto, para diminuir o risco da cirurgia, que é baixo, o médico deverá indicar bem o procedimento, não lipoaspiração em excesso e, principalmente ter cuidados que evitem as possíveis complicações.

[RECUPERAÇÃO CIRÚRGICA]

Costumo dizer que o retorno as atividades de vida (profissionais ou domiciliar) é dor-dependente. Tem pacientes que retornam as atividades no dia seguinte, como tem pacientes que tem limiar de dor mais baixo que duram cerca de 5 dias para voltar às atividades. As drenagens linfáticas e tratamentos dermatofuncionais são liberadas a partir do primeiro dia de pós operatório, os que ajuda bastante na rápida recuperação.

É possível que fique algumas áreas arroxeadas, se houver, deve tomar cuidado com a exposição ao sol para evitar manchas.

[ORIENTAÇÕES FINAIS]

É importante ressaltar que as informações sao genéricas e nao devem se aplicar da mesma forma em todas os casos. O tratamento deve ser sempre individualizado e condutas especificas devem ser tomadas a cada caso. A consulta médica deverá ser completa e também sanar todas as suas dúvidas.

Alfredo Lima

Mestre e Especialista em Cirurgias Plásticas
makeup