Horário de funcionamento: 8:00-18:00 Seg-Sex

Mamoplastia de aumento – Prótese de Mama

Olá, agradeço o seu interesse e será um prazer te explicar aqui alguns detalhes sobre a mamoplastia de aumento, famosa prótese mamária. Está é a cirurgia plastica mais realizada no Brasil, de acordo com o último senso.

[INDICAÇÃO]

Esta cirurgia está indicada para aquelas pacientes que não desenvolveram a mama após a puberdade ou quem tem desejo de aumentar o tamanho da sua mama, desde que não tenha excesso de pele ou ptose (caimento) das mamas. Há uma outra outra indicação, menos comum, que é a correção da Mama Tuberosa, você pode clicar nesse link e assistir o video que eu fiz a respeito dessa condição.

[VOLUME DA PRÓTESE]

O volume da prótese deve ser indicado após mensurar o biotipo da paciente e suas medidas como diâmetro torácico, base mamária e elasticidade da pele. Apenas com essas medidas é possível indicar o volume da prótese adequada para a paciente. É comum as mulheres já irem pra consulta com um volume pré definido por ela, por ter visto resultados bons em outras mulheres. Porém deve ser bem orientado que existem mais de 500 tipos de próteses, variando em volume e projeções, então temos que encontrar a que se adequa ao corpo dela, e adaptando , é claro, com o desejo da paciente.

[A CIRURGIA]

A cirurgia em si, é um procedimento que dura em torno de 1 hora. Sendo utilizada apenas uma sedação leve com anestesia local, na maioria dos casos. Sendo assim, a alta hospitalar geralmente ocorre depois de 8 horas do término da cirurgia, não sendo necessário dormir no hospital caso a cirurgia seja feita no período da manha ou tarde.

[RECUPERAÇÃO CIRÚRGICA]

A recuperação cirúrgica talvez seja a dúvida mais frequente no consultório. Costumo dizer para as minhas pacientes que em torno de 7 dias estará liberada para trabalhar caso não haja grandes e fortes movimentos com os braços, um trabalho de escritório, por exemplo, de 3-5 dias já estará liberada para trabalhar. Em relação a dirigir, em torno de 10 dias estará apta. Em relação a academia, costumo liberar por volta de 4 semanas, de maneira progressiva.

O acompanhamento fisioterápico com drenagens linfáticas e tratamentos dermatofuncionais são grandes aliados ao rápido retorno às atividades habituais. Costumo indicar e liberar a primeira drenagem linfática com 24-48hs de operada.

Poderá ir a praia desde que não haja “roxinhos, após 3-4 semanas. Tendo cuidado com a proteção do sol com biquínis que cubram a cicatriz. O protetor solar é imprescindível.

[ORIENTAÇÕES FINAIS]

É importante ressaltar que as informações sao genéricas e nao devem se aplicar da mesma forma em todas as mulheres. O tratamento deve ser sempre individualizado e condutas especificas devem ser tomadas a cada caso. A consulta médica deverá ser completa e também sanar todas as suas duvidas.

Alfredo Lima

Mestre e Especialista em Cirurgias Plásticas
makeup