Horário de funcionamento: 8:00-18:00 Seg-Sex

Mastopexia

Olá, agradeço seu interesse de saber mais sobre a cirurgia de elevação das mamas, aqui vou te explicar alguns detalhes que você precisa saber sobre a Mastopexia.

[INDICAÇÃO]

     A Mastopexia é bem indicada para as pacientes que já apresentam flacidez, culminando em ptose (caimento) das mamas. São duas causas mais importantes que resultam a queda do tecido mamário, a gestação/amamentação e a alternância de peso (ganho-perda). Outra causa é a idade: com o passar dos anos, a qualidade da pele, resultante da perda de colágeno, faz com que a mama fique mais flácida e perca sua estrutura.

     Se, juntamente com o desejo de levantar a mama, também houver o desejo de aumentar o volume ou definir bem o colo da mama (o que aparece no decote), há a necessidade de realizar a inclusão de uma prótese de silicone (Mastopexia com prótese). Se a paciente já tiver um volume mamário adequado e quiser um resultado mais natural, pode fazer a Mastopexia sem a necessidade de inclusão de implantes.

[A CIRURGIA]

     Esta cirurgia é necessária uma anestesia peridural (“anestesia nas costas”) associada a sedação, ou por vezes anestesia geral. A cicatriz resultante dessa cirurgia costuma ser a em “T-invertido”, podendo ser a periareolar ou periareolar+vertical (“forma de pirulito”). A cicatriz, tanto quando o tempo de duração dessa cirurgia é “flacidez-dependente”. Quando maior a ptose/flacidez, maior será a cicatriz e maior será o tempo cirúrgico. Usualmente dura por volta de 4 horas.

[RECUPERAÇÃO CIRÚRGICA]

     A recuperação cirúrgica talvez seja a dúvida mais frequente no consultório. Costumo dizer para as minhas pacientes que em torno de 7 dias estará liberada para trabalhar caso não haja grandes e fortes movimentos com os braços, um trabalho de escritório, por exemplo, de 3-5 dias já estará liberada para trabalhar. Em relação a dirigir, em torno de 10 dias estará apta. Em relação a academia, costumo liberar por volta de 4 semanas, de maneira progressiva.

     O acompanhamento fisioterápico com drenagens linfáticas e tratamentos dermatofuncionais são grandes aliados ao rápido retorno às atividades habituais. Costumo indicar e liberar a primeira drenagem linfática com 24-48hs de operada.

    Poderá ir a praia desde que não haja “roxinhos, após 3-4 semanas. Tendo cuidado com a proteção do sol com biquínis que cubram a cicatriz. O protetor solar é imprescindível.

[ORIENTAÇÕES FINAIS]

     É importante ressaltar que as informações sao genéricas e nao devem se aplicar da mesma forma em todas as mulheres. O tratamento deve ser sempre individualizado e condutas especificas devem ser tomadas a cada caso. A consulta médica deverá ser completa e também sanar todas as suas duvidas.

 

Alfredo Lima

Mestre e Especialista em Cirurgias Plásticas
makeup